Uma parte importante da construção do conhecimento em histologia é o treinamento com imagens. Há muito tempo a Universidade Federal do Rio de Janeiro mantém laboratórios de observação de lâminas, e dispõe de um grande acervo de cortes histológicos com vários tecidos e técnicas. Estes laboratórios foram recentemente renovados, com a aquisição de novos microscópios e projetores.

Para complementar a observação ao microscópio e para disponibilizar esse material para todos os interessados, montamos o Banco de Imagens Digitais de Histologia. A estrutura de navegação do banco é baseada na organização de cada curso da universidade que usa o Laboratório Didático de Imagem.

Acreditamos que esse banco possa ser de interesse de muita gente, inclusive de alunos de graduação e pós-graduação da área da saúde: temos recebido acesso de vários lugares do mundo. Como esse site de imagens foi criado ainda no século passado, para atender ao crescimento da tecnologia, estamos fazendo uma renovação das imagens.

As imagens sempre foram feitas a partir de lâminas como as distribuídas aos alunos, digitalizadas em microscópio Zeiss Axiovert 100. Antigamente, a aquisição era por câmera de vídeo Cohu e placa digitalizadora num Macintosh Quadra AV a 640x480 pixels, ou 0,3 Mpxls. Agora as imagens são digitalizadas por camera Olympus DP71 a 1716x1476 pixels, ou em até 12 Mpxls.

UFRJ Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ