O projeto Ciência sobre Rodas pretende aproximar a Universidade da escola pública, com o objetivo de diminuir a defasagem existente entre o ensino superior público, que atualmente posiciona o país entre os maiores produtores de ciência e tecnologia do mundo (fonte: National Science Indicators/ Thompson Reuters) e a educação básica pública, que posiciona o Brasil entre os países mais deficitários do mundo (fonte: PISA/OECD: www.pisa.oecd.org). Através de uma parceria institucional entre o ICB e as escolas municipais da 4ª CRE, que engloba regiões carentes em torno do campus da UFRJ da ilha do Fundão, o projeto oferece atividades não-formais de divulgação científica em que o conteúdo de ciências é apresentado de forma lúdica aos alunos do ensino fundamental. O projeto visa também à atualização e capacitação de professores de ciências e à criação de recursos didáticos. O projeto teve início em novembro de 2008 com auxílio do CNPq e posteriormente da FAPERJ.

Com uma caminhonete-laboratório itinerante, a equipe realiza visitas semanais às escolas. Ao mesmo tempo em que leva conhecimentos atualizados e novos instrumentos educacionais aos professores, trava contato com os estudantes diretamente em seu ambiente de aprendizagem. Mais de 1700 alunos já participaram das oficinas “Sistema Locomotor”, “Cérebro e Percepção”, entre outras.

Confira a reportagem sobre o projeto no Programa Globo Universidade.

Temos uma parceria com a 4ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Os professores da rede pública destas CREs e demais que quiserem agendar uma visita do projeto à sua escola, devem enviar uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Os professores do ICB que quiserem participar do projeto podem consultar a agenda de visitas enviando uma mensagem com a data de sua preferência e o tema de sua palestra para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Equipe do projeto:

Bosistas PIBEX
Gabrielle R. Conceição, Aline S. de Moraes, Caroline dos Santos Gonzaga, Carolina de Carvalho El Giusbi

Coordenadora
Flavia Lima

Professores participantes
Roberto Lent, Lucienne Morcillo.

Técnico em Assuntos Educacionais
Carlos André Rocha