O Projeto Museu 3D tem como objetivos a recuperação de todo o acervo de peças  tridimensionais (modelos) do antigo departamento de Histologia e Embriologia da UFRJ, usadas tanto em aulas práticas quanto em aulas expositivas. As peças do acervo atual são de grande valor cultural, não só por sua riqueza de detalhes, como também pela sua origem e data de confecção. Há peças que datam de 1880, por exemplo. São esculturas que acompanham a vida acadêmica de estudantes e professores há muito tempo e se tornaram objeto de admiração. Daí a necessidade de conservação deste acervo.

Entretanto, essa forma de ensinar tem se modernizado. Sendo assim, o Museu 3D busca confeccionar peças novas em 3D, associadas a lâminas histológicas que mostrem detalhes microscópicos, assim como um "Catálogo fotográfico de peças 3D - ICB/UFRJ" como um documento representativo de todo o acervo que servirá para a divulgação na imprensa, além de criar uma home page interativa. É ainda um objetivo fundamental do Museu 3D a criação de peças para o ensino de ciências  para deficientes visuais e físicos e a elaboração de cursos que correlacionem as peças (como Arte) e o ensino de ciências.

Para a recuperação e confecção das peças, o Projeto Museu 3D estabeleceu uma parceria com a Escola de Belas Artes da UFRJ (setor de Escultura).

 

Coordenadora do projeto

Profª. Elenice Maria Correa

Professores colaboradores

Prof. Helio dos Santos Dutra (ICB / UFRJ)

Prof. Nivaldo Rodrigues Carneiro (Ex-coordenador do Curso de Escultura - Escola de Belas Artes / UFRJ)

Estagiária

Priscila Piantanida (escultora)

UFRJ Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ