O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ apresenta uma proposta integrada de continuação e ampliação de três projetos de divulgação científica voltados para a escola que contam com o auxílio do CNPq, da Faperj e da UFRJ: Ciência sobre Rodas, Um Mergulho no Corpo, e a revista eletrônica Bio ICB. O Ciência sobre Rodas tem como objetivo promover atividades de divulgação científica direta para alunos e professores da educação básica. Por meio de uma caminhonete-laboratório itinerante, a equipe  realiza visitas semanais às escolas públicas do Rio de Janeiro, levando experimentos científicos e novos instrumentos educacionais. Num segundo momento, o Ciência sobre Rodas atuará junto com o projeto Um Mergulho no Corpo, oferecendo, nas instalações do ICB, várias edições de um curso de formação continuada para professores de Ciências e de Biologia, baseado no método científico. O curso Um Mergulho no Corpo é um trabalho de atualização no estudo da estrutura e função dos sistemas orgânicos corporais. O terceiro projeto é a Revista Bio ICB, idealizada para ser o elemento de integração entre os dois projetos anteriores, veiculando, para professores e alunos, os trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos no ICB e instituições afins, além de atividades artísticas e culturais que se relacionem de alguma forma com a ciência. A intenção desta proposta é criar um trabalho de divulgação científica múltiplo, de qualidade, especialmente dirigido às escolas do Rio de Janeiro, com o objetivo de estreitar o vínculo da Universidade pública com a Escola pública, sensibilizando os alunos e os professores para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação.

Coordenação geral
Professor Roberto Lent