As disciplinas de graduação no ICB são oferecidas por quatro Programas de Graduação e estruturadas em aulas teóricas com recursos multimídia, aulas práticas em Laboratórios com ênfase em anatomia humana, biologia celular e do desenvolvimento, histologia,  uso de softwares educacionais em farmacologia, e exercícios embasados em métodos ativos de ensino-aprendizagem. Anualmente cerca de 9700 alunos das áreas da saúde, ciências humanas e tecnológica são atendidos pelo ICB.

 aula pratica

 Programa de Graduação em Anatomia

Desde a sua criação, há mais de 200 anos, o Departamento de Anatomia, atual Programa de Graduação em Anatomia, tem se dedicado a ensinar a organização do corpo humano para estudantes de diversos cursos de graduação da universidade. Atualmente o Programa de Graduação em Anatomia do ICB/ UFRJ oferece disciplinas na área de Morfologia para os cursos de graduação em Medicina, Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Educação Física, Física Médica, Biofísica e Saúde Coletiva. São oferecidas 40 disciplinas de graduação para praticamente todos os cursos da área da saúde, atendendo a um total de aproximadamente 5.000 alunos por ano. O Programa conta com 20 docentes, 5 técnicos em Anatomia e Necrópsia e uma média de 100 monitores por ano. Os docentes do programa dedicam-se ao ensino, pesquisa e extensão. Estas atividades se potencializam, se refletindo em uma alta qualidade de ensino.

Para a realização das atividades práticas de ensino o Programa de Graduação em Anatomia possui um Anatômico, localizado no subsolo do bloco F do prédio do CCS. As atividades com os alunos incluem aulas com peças cadavéricas e peças plastinadas, e atividades de dissecção. Para a realização destas atividades o Anatômico possui 6 salas com bancadas para as aulas práticas e dissecções, auditório, sala de dissecção, ossário e salão para preparação e armazenamento das peças cadavéricas.

Para que alguns alunos possam se aprofundar no estudo da Anatomia e auxiliem os professores na atividades de ensino de Anatomia contamos com um amplo Programa de Monitoria. Alunos de graduação são selecionados em um concurso anual para a monitoria. Os monitores selecionados recebem treinamento em atividades de dissecção, além de auxiliar nas aulas práticas de Anatomia.

O Programa de Graduação em Anatomia foi pioneiro no nosso país na utilização da técnica de plastinação para a conservação permanente de peças cadavéricas. Este trabalho surgiu a partir da iniciativa inovadora da professora Suzanne Queiroz que trouxe esta técnica para o Brasil. Através da injeção de resina de silicone a técnica de plastinação permite que as peças sejam preservadas em suas formas originais, com ausência de odor e umidade, maior durabilidade e não toxicidade. As peças plastinadas são amplamente utilizadas nas aulas do Programa de Anatomia, além de serem importantes recursos didáticos em atividades de extensão, como o curso “Um Mergulho no Corpo”, destinado à capacitação de professores do Ensino Médio, e o projeto “Ciência Sobre Rodas”, que visa a divulgação científica nas escolas municipais no Rio de Janeiro.

A Unidade de Plastinação do Programa de Anatomia do ICB possui cerca de 1.000 peças anatômicas isoladas de humanos e de animais. O setor conta com uma equipe multidisciplinar que trabalha na confecção das peças. Além disso, os alunos de graduação que exercem a função de monitores das aulas de Anatomia, também participam do processo de confecção das peças plastinadas.

A estrutura física e de pessoal do Anatômico também tem sido utilizada para cursos de extensão que envolvam o uso de peças cadavéricas como, por exemplo, cursos de técnicas cirúrgicas em cadáveres. Estes cursos são realizados durante os finais de semana ou no período de férias escolares e envolvem obrigatoriamente conteúdos diferentes dos conteúdos básicos dos cursos de graduação e pós-graduação. O público-alvo destas atividades são professores em formação continuada, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e público em geral. Os cursos são coordenados por professores do Programa de Anatomia e contribuem para a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da saúde. 

No corredor do Anatômico existe ainda uma exposição permanente com peças anatômicas e documentos históricos, que contam um pouco da trajetória deste programa /departamento bicentenário.

Atualmente o PGA é coordenado pelos professores Paulo Rosado de Castro e Marcos Fábio dos Santos.

 

Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento

 

​O Programa de Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criado em 2008. Atualmente, conta com 18 professores permanentes e 1 professor substituto, atendendo a todos os cursos da área de saúde, e ainda Psicologia e Engenharia de Bioprocessos, com aulas de Biologia celular e Embriologia básica e de sistemas, num total de cerca de 40 disciplinas dos turnos integral e noturno. Nessas disciplinas são abordadas a evolução e a importância da Biologia Celular, metodologias de estudo, estruturas e processos celulares; gametogênese, fecundação e as bases genéticas que coordenam os processos celulares do desenvolvimento embrionário de diferentes modelos de animais. Além de aulas teóricas, os professores adotam diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, sendo também oferecidas aulas práticas de Biologia do Desenvolvimento em um laboratório montado para valorização destas atividades. Os docentes do Programa dedicam-se não apenas ao ensino, mas também às atividades científicas e de extensão, o que contribui para a transmissão de conhecimento de uma forma mais plural.

Adicionalmente, o PGBCD mantém um programa de monitoria, coordenado pela Professora Catarina de Freitas, atualmente com a colaboração de 4 monitores bolsistas envolvidos em diversas ações, inclusive no apoio ao desenvolvimento das aulas práticas.

O PGBCD possui página própria na internet (https://sites.google.com/histo.ufrj.br/pgbcd/), onde constam a relação de professores, disciplinas oferecidas e seus programas, regras de funcionamento, além de questionário online de avaliação discente, entre outras informações.

Ainda que a Biologia Celular e a Biologia do Desenvolvimento sejam áreas do conhecimento distintas, apresentam grande interface entre si.O objetivo principal do nosso Programa é a formação de alunos com um perfil crítico, ético, e de conhecimento básico apoiado em descobertas científicas, necessário para o entendimento de processos dinâmicos, estruturais e funcionais em Biologia celular e do Desenvolvimento em situações normais e patológicas.

Coordenadora atual: Professora Ana Cristina de Vilela Silva

Vice-coordenadora: Professora Morgana Castelo-Branco

 

Programa de Graduação em Farmacologia

A Farmacologia é definida genericamente como a ciência que estuda a ação dos fármacos, apresenta uma grande interface com disciplinas afins como fisiologia, biologia celular e bioquímica, e, desta forma, na sua aplicação mais básica, ela contribui para o entendimento do funcionamento do organismo. O Programa de Graduação em Farmacologia (PGF) é responsável pelo ensino de farmacologia básica e clínica em todas as carreiras da área da saúde, bem como na psicologia e ciências biológicas (modalidades: biomedicina e biofísica). As disciplinas contam com aulas práticas/estudos dirigidos, permitindo aos alunos sedimentarem os conceitos transmitidos nas aulas teóricas. Elas têm como objetivo capacitar os graduandos a identificarem formas de garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, contribuindo assim também para a construção a posteriori de equipes de saúde multidisciplinares. O PGF atende a 25 disciplinas de farmacologia e fisiologia oferecidos pelo ICB para 11 cursos de graduação da área da saúde e biomédica. Por semestre, uma média de 1000 alunos foram contemplados nos últimos 5 anos. O PGF também oferece uma disciplina para o curso de Biomedicina do ICB, atendendo uma média de 40 alunos por semestre nos últimos cinco anos. O atual Programa de Graduação em Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)/UFRJ conta com 18 docentes, todos com título de Doutor e com formação em áreas diversas e complementares. Atualmente, o PGF é coordenado pelos professores Luis Quintas e Rosane Viana-Jorge.


Programa de Graduação em Histologia

O Programa de Graduação em Histologia (PGH) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) desempenha papel fundamental no ensino de graduação através de aulas teóricas e práticas ofertadas para diversos cursos da área das Ciências Biológicas e Biomédicas e pautadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Atualmente, o PGH congrega 17 professores atuantes no ensino de graduação e pós-graduação assim como em atividades extensionistas, além do forte engajamento com a pesquisa científica. O PGH também conta com cerca de 100 alunos-monitores bolsistas e voluntários por ano, auxiliando as atividades práticas e participando nos projetos de extensão. Os principais objetivos do PGH são colaborar com a formação de recursos humanos de qualidade e na produção e divulgação do conhecimento nas áreas de sua competência. Atualmente, o PGH atua na formação profissional de mil e oitocentos alunos, que frequentam as salas de aula e laboratórios de pesquisa básica e aplicada a cada semestre. A infraestrutura de apoio à realização das atividades didáticas conta com duas salas de microscopia óptica para realização de aulas teóricas e práticas, além de um laboratório de histotécnica em apoio para a confecção e reposição das lâminas histológicas, utilizadas nas aulas práticas dos cursos de graduação e pós-graduação. Somando-se às atividades de ensino e pesquisa, a maioria  dos docentes estão diretamente envolvidos com projetos de Extensão, voltados à divulgação científica, prestação de serviços à comunidade e outras áreas afins. Atualmente, o PGH é coordenado pelos professores Fernanda Martins de Almeida e Antônio Palumbo.

UFRJ Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ