O projeto "Um Mergulho no Corpo" existe na UFRJ desde 1997 e obteve recursos da FAPERJ e CAPES. Foi contemplado também com o auxílio FINEP – "Ciência de Todos" e está inserido no núcleo de Biologia do PROMED/SEE/UFRJ.

O projeto é parte das atividades do Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), conceito 6 na CAPES, e visa à atualização e capacitação de professores de ciências quanto ao conteúdo Ciências e Biologia relacionado com o tema "Biologia Estrutural: o estudo da forma dos seres vivos e a relação forma-função". Os cursos atenderam ao longo destes anos mais de 120 Professores e 2000 alunos da rede pública. A peça importante é o poder multiplicador destes 120 professores.

Através de cursos presenciais de uma semana, nas férias de Janeiro e Julho, o projeto proporciona o retorno do professor de ensino médio da rede pública à Universidade para rever conceitos de anatomia, para fazer uma revisão da literatura utilizada na regência e para criar material didático alternativo.

Assim, o projeto permite a produção de recursos didáticos viáveis e que dinamizam o ensino de ciências nas escolas.Realizamos visitas guiadas à Unidade de Plastinação, ao Museu Anatômico e aos laboratórios de pesquisa do Instituto de Ciências Biomédicas. Estas visitas são precedidas de palestra de um professor da Unidade sobre "Educação e Ciência" e são oferecidas a alunos e professores da rede educacional do Rio de Janeiro, com intuito de apoiar os educadores e propiciar aos alunos subsídios para uma escolha profissional consciente. Com isto pretendemos diminuir a lacuna entre a Escola e a Universidade e contribuir para despertar o interesse pela pesquisa e estudo de temáticas relacionadas ao corpo humano, incentivando a formação de futuros profissionais na área Biomédica.

Objetivos do Projeto

1. Construir uma proposta de formação continuada do professor visando a melhoria do ensino. Isto deve ser feito por meio de uma aproximação do trabalho da universidade ao trabalho do professor na rede escolar do Rio de Janeiro. Buscaremos oferecer conhecimentos atualizados aos professores durante os cursos, atendendo assim à sua necessidade de atualização continuada;

2. Detectar dificuldades reais dos professores no ensino/aprendizagem para planificar ações que permitam superá-las ou atenuá-las, procurando fazer com que o professor parta de uma auto-avaliação da própria prática individual e das equipes de trabalho;

3. Incentivar o uso de diferentes linguagens para comunicação e registro do processo de ensino-aprendizagem (oral, escrita e visual);

4. Investigar o processo de construção do conhecimento na sala de aula através da descrição das atividades e seus registros feitos por alunos e professores;

5. Criar novos recursos educacionais de apoio ao ensino da ciência e levá-los às escolas e capacitar os professores para a produção e utilização de tais recursos em sua escola, como instrumentos de complementação das aulas de ciências;

6. Iniciar estudantes do ensino médio em atividades científicas e cativa-los à profissão Biomédica;

7. Estreitar a relação Escola-Universidade.

Beneficiados

•  Professores de ensino médio e fundamental em escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro. Estimamos a realização de 2 cursos de férias e 16 visitas ao Departamento de Anatomia no período de 12 meses. Estas atividades contemplarão pelo menos 70 professores e cerca de 800 alunos da rede pública de ensino.

• Alunos de Pós-graduação e graduação da UFRJ.

Endereço: Avenida Professor Paulo Rocco S/N, Predio do CCS, Bloco B, sala 44.
Telefone:(21) 25626391

UFRJ Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ